Kits Visuais

KITTIPORANGERESULTADOMÉTODO
K-9203Vacu-vials8.0-100.0 ppmFotométricaTurbidimétrico

Sulfato

Método Turbidimétrico
Referências: APHA Standard Methods, 15th ed., Method 426 C (1980). USEPA Methods for Chemical Analysis of Water and Wastes, Methods 375.4 (1983). ASTM D 516-02, Sulfate Ion in Water.

O kit Vacu-vials Sulfato emprega o método turbidimétrico. O íon sulfato reage com cloreto de bário em solução acidificada para formar uma suspensão de sulfato de bário com cristais de tamanho uniforme. A turbidez resultante é proporcional à concentração de sulfato na amostra. Os resultados são expressos em ppm (mg/l) SO4.

 

O ânion Sulfato é muito comum na natureza estando presente em concentrações variadas em águas naturais. A USEPA estabelece um padrão para a concentração de Sulfato em água potável de 250 mg/l. Concentrações mais elevadas afetam o odor e o sabor da água. Teores de sulfato são também controlados na indústria de bebidas, devido ao mesmo efeito sobre o odor e sabor. Teores de sulfato devem ser monitorados em águas de refrigeração e sistemas de troca iônica para evitar a formação de incrustações de sulfato de cálcio.