Kits Visuais

KITREFILTIPORANGEANÁLISEMÉTODO
K-2705R-2705CHEMets0-2 & 2-10 ppmComparação VisualDPD

Kits Fotométricos

KITTIPORANGEANÁLISEMÉTODO
K-2703Vacu-vials0.80-11.00 ppmFotométricaDPD
I-2005Fotômetro SAM Chemetrics1.0-11.0 ppmFotométricaDPD

Dióxido de Cloro

Método DPD

Referências: USEPA Methods for Chemical Analysis of Water and Wastes, Method 330.5 (1983). APHA Standard Methods, 21st ed., Method 4500-Cl G (2005).

Nessa metodologia, aprovada pela USEPA, o dióxido de cloro reage com o DPD (N,N-dietil-p-fenilenediamina) desenvolvendo uma coloração rósea. A intensidade da cor rosa formada relaciona-se com a concentração de dióxido de cloro na amostra inicial. Os resultados são expressos em ppm (mg/l) ClO2.
A solução neutralizadora (glicina) fornecida com o kit impede a interferência de cloro livre (até 6 ppm) no resultado do teste.

 

O dióxido de cloro é usado como microbiocida oxidante em tratamentos de água para sistemas resfriamento em indústrias em geral e em laticínios, frigoríficos e indústrias de bebidas. É utilizado como agente branqueador na indústria de papel e celulose e como desinfetante em estações de tratamento de água. Estações de tratamento de esgotos industriais usam o dióxido de cloro devido à sua atuação seletiva em certos compostos, tais como: fenóis, sulfetos, cianetos, tiosulfatos e mercaptanas.