Kits Visuais

KITREFILTIPORANGEANÁLISEMÉTODO
K-9810N/ATitrets10-100 ppmTitulação DiretaTitulação HCl/verde bromocresol
K-9815N/ATitrets50-500 ppmTitulação DiretaTitulação HCl/verde bromocresol
K-9820N/ATitrets100-1.000 ppmTitulação DiretaTitulação HCl/verde bromocresol

Alcalinidade (total)

Método: Titulação Ácido/Indicador

Referências: ASTM D 1067-02, Acidez ou Alcalinidade da Água, Método de ensaio B. APHA Standard Methods, 21ª ed., 2005, Mehdod 2320 B. USEPA Métodos de Análise Química da Água e Resíduos, Método 310.1 (1983).

As ampolas Titrets Alcalinidade Total da CHEMetrics determinam a alcalinidade total usando um ácido para a titulção com um indicador misto de pH, o ponto final da titulação ocorre a pH 4,5. Os resultados são expressos em ppm (mg/l) de carbonato de cálcio (CaCO3).

A alcalinidade da água é uma medida de sua capacidade em reagir com ácidos fortes para atingir determinado valor de pH. A alcalinidade da água natural é, tipicamente, uma combinação de íons bicarbonato (HCO3), íons carbonato (CO3-2) e hidroxilas (OH). É determinada por titulação com ácido forte em presença de alaranjado de metila. Esgotos e efluentes usualmente têm alcalinidades altas devido à presença de silicatos e fosfatos. A alcalinidade inibe a corrosão em caldeiras e águas de resfriamento sendo, portanto, um parâmetro de controle de qualidade a ser mantido dentro de padrões específicos. A alcalinidade alta em águas naturais pode impossibilitar seu uso para irrigação e pode ser indicação de contaminação por efluentes industriais. A alcalinidade contribui, também, para o sabor da água.

Alcalinidade (hidróxida)

Método: Titulação Ácido/Indicador

Referência: Desenvolvido pela Chemetrics em parceria com a Calgon Corporation.

As ampolas Titrets alcalinidade hidróxida da CHEMetrics determinam utilizam um ácido como titulante na presença de um indicador de pH e um agente inibidor. O ponto final da titulação ocorre a pH 8,3. Os resultados são expressos em ppm (mg/l) NaOH. Os reagentes para determinação da alcalinidade hidróxida são especialmente formulados para inibir a interferência das alcalinidades de carbonatos e bicarbonatos, bem como até um terço da alcalinidade por silicatos e fosfatos.

 

A alcalinidade hidróxida ou causticidade é uma componente da alcalinidade total devida, exclusivamente, à presença de íons OH (hidroxila). Ela não é normalmente encontrada em águas naturais, podendo ser adicionada sob a forma de produtos cáusticos. Operadores de caldeiras devem manter níveis relativamente altos de alcalinidade hidróxida quando ciclos de tratamento com fosfato são usados, para garantir a formação de depósitos menos duros e de mais fácil remoção.